"A Rosneft comprará de 60 a 70 por cento de todas as exportações de petróleo da região de Curdistão a preços inferiores aos do mercado internacional", disse ele.
Ele acrescentou que o valor dos contratos entre o Curdistão iraquiano e a Rosneft excede três bilhões de dólares (R$ 9,8 bilhões). A empresa russa transferiu ao Curdistão iraquiano um bilhão de dólares como pagamento adiantado pela compra de petróleo. Erbil usou esse dinheiro para amortizar suas dívidas perante a empresa Dana Gas dos Emirados Árabes Unidos (EAU).
Além disso, Izzat Saber acrescentou que o Curdistão iraquiano planeja investir um bilhão de dólares na construção de um gasoduto até ao porto turco de Ceyhan.
O político sublinhou que "três desses blocos agora estão sob controle dos militares iraquianos e não do governo do Curdistão".
Além disso, a Rosneft comunica que a empresa e o governo regional do Curdistão iraquiano estão negociando o projeto de construção do gasoduto a ritmos acelerados. A capacidade do gasoduto irá permitir a exportação de 30 bilhões de metros cúbicos por ano.