"O exército sírio e os seus aliados libertaram a cidade de Abu Kemal na província de Deir ez-Zor, onde estava localizado o último bastião do Daesh na região leste", diz-se na declaração.
"As nossas tropas entraram em conflito violento, eliminando muitos terroristas e seus líderes em Abu Kemal. Os soldados sírios estão perseguindo bandos que recuaram nos arredores da cidade."
Na declaração é frisado que "a libertação de Deir ez-Zor significa fim do projeto terrorista do Daesh em toda a região e fracasso das ideias das forças que o patrocinavam".
Forças governamentais sírias cercaram o povoado. Agora, os militares estão limpando as minas deixadas pelos terroristas.
Ao expulsar os terroristas das posições estratégicas em colinas no sudoeste da cidade, os militares saíram rumo à margem ocidental do Eufrates. Depois de algumas semanas, as forças governamentais destruíram o grande bastião dos terroristas perto de Abu Kemal – na cidade de Al-Mayadin.
No dia 3 de novembro, foi retomado o controle em Deir ez-Zor.
A região de Abu Kemal, em outubro e novembro, foi bombardeada pela aviação russa. Ao mesmo tempo, as forças da coalizão internacional, liderada pelos EUA, que, assim como a Rússia, luta contra o Daesh, pretendiam bombardear a cidade.
O Ministério da Defesa russo reforçou que mais de 90% do território sírio foi libertado dos militantes do Daesh. Em novembro, a coalizão declarou que no Iraque a organização terrorista está quase destruída.