Infelizmente, as fotografias que apareceram na Internet foram feitas de uma grande altura, fazendo com que seja difícil determinar o tipo de veículo utilizado pelos engenheiros militares sírios.
#Syria #DeirEzZor today Units of the Syrian army are preparing a bridge over the Euphrates towards Huweijet Kate', being the last holdout containing ISIS fighters running away from Deir Ezzor city (Hawijah Kati is still Majority held by #ISIS #Daesh) pic.twitter.com/B2wBsx2QDZ
— Ivan Sidorenko (@IvanSidorenko1) 8 de novembro de 2017
Os especialistas militares citados pelo jornal russo Rossiyskaya Gazeta, opinaram que se trata do veículo MT-55, criado na base do tanque T-55 ou do MTU-90M, instalado sobre chassis do moderno carro de combate T-90.
O MTU-90M pesa 47,8 toneladas e é capaz de permitir a passagem de veículos que pesam até 60 toneladas. O comprimento da ponte é 20 metros e tempo de instalação de 2,5 a 3 minutos.
A edição russa conclui que os veículos lançadores de pontes dificilmente foram utilizados durante todo o tempo do conflito armado na Síria. Pela última vez, este tipo de técnica foi largamente usada durante a Guerra Árabe-Israelense em 1973.