Segundo o portal britânico de assuntos militares Jane's 360, o New Fighter, cujo projeto foi apresentado esta semana em Berlim, será parte de uma família de aeronaves tripuladas e não tripuladas (Sistema Futuro de Combate Aéreo).
Estima-se que o caça europeu de quinta geração estará pronto até 2040 e será desenvolvido conjuntamente pela Alemanha e pela França.
No entanto, a Força Aérea alemã propôs substituir a sua frota de caças Panavia Tornado a partir de 2025, e o processo de aposentadoria para essas aeronaves deveria terminar em 2030. Por essa razão, Berlim está procurando uma aeronave que já esteja em operação, relataram fontes do Ministério da Defesa alemão.
A "opção preferida" para substituir o Tornado alemão é o caça F-35 Lightning II norte-americano, da quinta geração da empresa Lockheed Martin.
"A substituição deve ser por uma aeronave da quinta geração que possa ser detectada o mais tarde possível, que seja capaz de identificar os alvos a uma grande distância e abordá-los o mais rápido possível", disseram as mesmas fontes.