Como se estraga um tanque? Pergunte aos ucranianos

© REUTERS / Faisal MahmoodTanques paquistaneses Al-Khalid durante uma parada militar em Islamabad, em 23 de março de 2017
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30 veículos blindados do exército paquistanês foram retirados de serviço depois de usarem um óleo de motor fabricado na Ucrânia, informa um portal on-line.

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De acordo com os resultados de uma investigação realizada pelo Golos.UA, funcionários da empresa de exportação Ukrspetsexport adquiriram óleo de motor de baixa qualidade a preços inflados, que depois forneceram para seus clientes estrangeiros.

Em 2016, a fábrica Malyshev, localizada na cidade ucraniana de Kharkov, forneceu ao Ministério da Defesa do Paquistão 30 unidades de motores para veículos blindados Al-Khalid. No entanto, os blindados paquistaneses começaram a falhar um após outro.

Ao examinar os motores dos veículos, os especialistas chegaram à conclusão de que o principal motivo das falhas foi a utilização do óleo de motor Azmol Garant, de qualidade muito baixa.

No entanto, o próprio fabricante do óleo afirmou não ter fornecido este lubrificante ao Paquistão. Mais tarde, descobriu-se que a empresa Ukrspetsexport recorreu a um intermediário que não possuía licença para vender o produto aos paquistaneses.

Além disso, adquiriu-o oficialmente por cerca de US$ 6.000 (cerca de R$ 20 mil) por tonelada, enquanto seu preço de mercado é de US$ 3.000 (cerca de R$ 10 mil).
A diferença entre o custo real e o custo oficial acabou nas contas bancárias dos funcionários da Ukrspetsexport em paraísos fiscais, conclui a mídia.

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