Um grupo de cientistas da Universidade de Exeter e da Universidade de Brighton (Reino Unido) encontrou uma fórmula para rejuvenescer células humanas e fazê-las dividir-se novamente. De acordo com o estudo, publicado na revista BMC Cell Biology, as células rejuvenescidas não apenas parecem jovens, mas também se comportam da mesma forma que as células jovens.
A cientista Eva Latorre descreveu o resultado inesperado do estudo: "Quando vi o rejuvenescimento de algumas células no prato de cultura, não pude acreditar."
"Essas células velhas são iguais às células jovens. Foi como um milagre. Repeti o experimento várias vezes e as células rejuvenesceram em todas as tentativas. Estou muito animada com as implicações e o potencial desse estudo", afirmou ela.
De acordo com os pesquisadores, seu método poderia mudar o processo de envelhecimento, dando-nos a oportunidade de experimentar menos degeneração durante esse processo. Hoje em dia, os idosos são mais propensos a sofrer acidentes vasculares cerebrais, doenças cardíacas e outras enfermidades, mas se um rejuvenescimento celular for alcançado, será possível reduzir muitos desses riscos.