Segundo o jornal, os preços do trigo na Câmara de Comércio de Chicago baixaram 25 por cento após a colheita na Rússia em julho passado, se situando em 4,19 dólares ($R 14) por bushel (35,2 litros). A colheita, que alcançou 130 milhões de toneladas de trigo "fortaleceu o ressurgimento do país como superpotência agrícola", afirmou o WSJ.
A Rússia conseguiu deixar para trás os EUA como exportador de trigo graças ao aumento dos investimentos, para além da desvalorização do rublo.
O jornal lembrou que, nos anos 70, o trigo dos EUA constituía 50 por cento do mercado mundial de exportações, enquanto hoje em dia o país responde por apenas 15 por cento do mercado, devido às secas que afetaram o seu território. Segundo os dados do Departamento de Agricultura dos EUA, este ano a colheita de trigo na Rússia será duas vezes superior à dos EUA.
A Rússia é o maior exportador de trigo para o Egito, Nigéria, Bangladesh e Indonésia e, nos últimos dez anos, tem aumentado as exportações de trigo devido à crescente demanda.