"Estamos conversando com os Estados Unidos, ainda não terminou", disse Nebenzia, acrescentando que a Rússia espera chegar a um acordo com os estadunidenses.
Atualmente, existem dois projetos de resolução sobre a renovação do mandato do Mecanismo — um apresentado pela Rússia e outro pelos Estados Unidos. Ambos sugerem a renovação, mas em termos diferentes.
Em 26 de outubro, os investigadores apresentara, ao Conselho de Segurança da ONU um relatório confidencial sobre o ataque com uso de gás sarin província síria de Idlib, em que mais de 80 pessoas foram mortas. O relatório culpa o governo sírio.
"A abordagem seletiva e o desdém pelos padrões da OPAQ jogaram uma macha sobre [o chefe do Mecanismo de Investigação Conjunta, Edmond] Mulet e o relatório apresentado se caracteriza por um baixo nível de profissionalismo, à beira do diletantismo", diz a declaração do ministério. O comunicado concluía ainda acusando o Mecanismo de apresentar conclusões "totalmente insustentáveis".
Pouco antes de o relatório ser apresentado, a Rússia bloqueou um projeto de resolução do Conselho de Segurança da ONU sobre a extensão do mandato da missão, sugerindo que o prolongamento deve ser discutido somente após o relatório ser avaliado.