Chanceler britânico: suposto golpe no Zimbábue ainda não significa derrube do presidente

© AP Photo / Tsvangirayi MukwazhiSoldados armados perto de um veículo blindado na capital do Zimbábue, Harare, 15 de novembro de 2017
Soldados armados perto de um veículo blindado na capital do Zimbábue, Harare, 15 de novembro de 2017 - Sputnik Brasil
Nos siga no
O secretário de Relações Exteriores britânico, Boris Johnson, afirmou que ainda não está claro se a tomada do poder por militares no Zimbábue significa o derrube do presidente Robert Mugabe, citado pela Reuters.

"Não podemos dizer como se irá desenvolver a situação no Zimbábue nos próximos dias e não sabemos se isso significa o derrube de Mugabe ou não", cita Reuters o secretário britânico.

Boris Johnson também apelou a todas as partes para que evitem a violência. A mesma opinião expressou a diplomacia da União Europeia, apelando a resolver a situação através de negociações.

An armed soldier patrols a street in Harare, Zimbabwe, Wednesday, Nov. 15, 2017 - Sputnik Brasil
União Africana alerta para o perigo de um golpe de Estado no Zimbábue
Anteriormente, a mídia comunicou que os militares zimbabuanos detiveram o presidente do país, Robert Mugabe e líderes do partido governamental. Foi informado também que militares teriam ocupado a emissora estatal e provocado explosões na capital.

No início de novembro, o presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, de 93 anos, afastou do cargo da vice-presidência do país e possível sucessor Emmerson Mnangagwa, que contava com o apoio do exército.

Mais tarde, a agência African News Agency (ANA) informou que o vice-presidente demitido voltou à capital do país, Harare, para liderar o governo.

Mnangagwa ocupou o cargo de ministro de Segurança do Estado durante o primeiro governo do Zimbábue independente, sendo nomeado vice-presidente em 2014. No mesmo período, o partido no poder se dividiu: uma parte apoiava o ex-ministro Mnangagwa, apelidado de Jacaré, a outra apoiava a esposa do presidente, Grace Mugabe.

Mais cedo, a ANA comunicou que o presidente tinha conseguido chegar a acordo com os militares para que sua esposa saísse em segurança do país em troca de seu abandono do cargo.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала