A favor da emenda se pronunciaram 409 deputados do total de 450, ninguém se absteve ou se pronunciou contra. A emenda foi aprovada em segunda leitura de um projeto de lei que, inicialmente, se referia a outro tema: a possibilidade de bloqueio dos sites de organizações proibidas na Rússia antes da decisão do tribunal.
Esta decisão da Duma foi a resposta à exigência da Secretaria da Justiça norte-americano em relação ao canal RT América – filial do canal televisivo russo RT – que se registrasse como "agente estrangeiro".
#Заседание: "Хотел бы подчеркнуть, что решение о расширении норм закона об иноагентах на СМИ вынужденное, и оно никак не повлияет на свободу слова в нашей стране", — @Petr_Tolstoy
— Государственная Дума (@dumagovru) 15 de novembro de 2017
#Sessão parlamentar: "Queria sublinhar que a decisão de ampliar as normas da lei sobre os agentes estrangeiros foi uma decisão forçada, e não vai ter qualquer impacto sobre a liberdade de expressão no nosso país", Pyotr Tolstoi.
A emenda foi proposta por um grupo de trabalho encabeçado pelo vice-presidente da câmara baixa do Parlamento, Pyotr Tolstoi. A decisão relativamente a considerar determinada mídia como agente estrangeiro cabe ao Ministério da Justiça.