Cenário apocalíptico: Sol consumirá a Terra, destruindo Sistema Solar (FOTOS)

CC0 / Pixabay / Explosão do Sol
Explosão do Sol - Sputnik Brasil
Nos siga no
Astrônomos anunciam o momento em que o astro rei desaparecerá do Sistema Solar. Ao revelar o cenário apocalíptico, também deram uma boa notícia.

Ainda resta um longo caminho, mas cientistas já predisseram em que momento o Sol se converterá em um gigante vermelho que consumirá a maioria dos planetas do Sistema Solar.

Apesar de termos uns 5.000 milhões de anos ainda pela frente, astrônomos conseguiram detalhar como brilhará o astro no momento em questão, que também causará estragos radioativos e gravitacionais em corpos celestes exteriores.

Poeira, gás e estrelas na nebulosa de Orion - Sputnik Brasil
Como é o pôr do sol em outras partes do espaço? (FOTO)
Para descrever o processo, o maior radiotelescópio do mundo foi utilizado — ALMA (Atacama Large Millimeter Array), localizado em Atacama, Chile. Os observadores captaram, com ajuda da máquina gigantesca, outra estrela vermelha que em algum momento teve a mesma massa que o Sol, mas que, ao chegar à velhice, expandiu-se. Algo semelhante poderia acontecer com a Terra e o Sol no futuro, comunica a revista Nature.

Trata-se da W Hydrae, localizada a 320 anos-luz do nosso planeta, que se encontra na constelação de Hydra. O astro distante é muito similar ao Sol. Ao atingir "idade avançada", expandiu-se, desprendeu-se de sua massa e perdeu metade de sua temperatura. Assim, os planetas localizados em sua órbita que não foram devorados, são corpos celestes extremadamente frios.

​A órbita da Terra vai provavelmente sofrer alterações quando o Sol se expandir, transformando-se em um gigante vermelho. As imagens recentes da estrela W Hydrae propõem algumas opções da aparência solar futura. As linhas azuis mostram o diâmetro da órbita terrestre atual

No entanto, há um balanço mundial, portanto, mesmo esse cenário apocalíptico poderá trazer algo positivo. O estudo indica que esses corpos também liberam materiais fundamentais para que outros mundos e luas voltem a ser habitáveis. Por isso, especialistas planejam estudar que papel desempenhará esse processo na formação e no desenvolvimento do novo sistema planetário.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала