O planeta foi detectado com ajuda do caçador de planetas HARPS (High Accuracy Radial velocity Planet Searcher), de alta precisão em velocidade radial do ESO e instalado no Observatório La Silla de Chile.
#ESO finds new temperate Earth-sized #EXOPLANET, #Ross128b, only 11 light years away in #Virgo! https://t.co/Dv4OagNkM6 Potential life? pic.twitter.com/hZITg8mbqx
— MPM Planetarium Dept (@MPMPlanetarium) 15 de novembro de 2017
ESO achou na Constelação Virgo novo exoplaneta Ross128b, com tamanho semelhante ao da Terra e a 11 anos-luz do nosso Sistema Solar. Pode abrigar vida?
"Este descobrimento é baseado em mais de uma década de monitoramento intenso do HARPS junto com técnicas de redução de dados e de análise de última geração", explica Nicola Astudillo-Defru, um dos coautores da publicação que descreve os resultados do trabalho dos astrônomos.
Pode ter água em estado líquido
Nessa conexão, os investigadores indicam que o Ross 128b possui condições favoráveis para surgimento de vida. No entanto, não há certeza total quanto a esse assunto e também não está claro se o planeta se encontra fora ou dentro da zona habitável, ou seja, onde pode existir água em estado líquido na superfície de planetas.