Apesar da condenação global por encorajar o assassinato indiscriminado de suspeitos de consumir, distribuir ou fabricar drogas ilegais nas Filipinas, o presidente da nação, Rodrigo Duterte, receberá brindes pródigos para sustentar a política controversa.
US $ 14,3 milhões serão destinados ao combate dos efeitos da guerra civil na parte sul do arquipélago da ilha. Também incluído no pacote "presentes" estão US $ 85 milhões para suprimentos antiterroristas, além de treinamento e suporte logístico para as forças armadas do país. US $ 2 milhões restantes também será disponibilizado à Duterte para financiar sangrenta campanha em andamento contra drogas ilegais.
Conhecido pela retória anti-americana, Duterte constantemente utilizou de palavras de baixo calão para se referir a autoridades dos EUA. Anteriormente, o presidente mandou o ex-mandatário norte-americano Barack Obama "ir para o inferno" e xingou o democrata de 'filho da p***'. Ainda assim, ele tem se referido a Trump como "amigo"e até cantou uma serenata para o presidente durante a visita oficial nas Filipinas.