O Ministério russo divulgou um vídeo onde é possível observar o funcionamento do sistema de lançamento de mísseis balísticos Tochka-U.
Esta arma russa é considerada o pai ou irmão mais velho do famoso Iskander-M, principal míssil tático e a primeira arma de alta precisão do Exército soviético que entrou em serviço em 1975.
Segundo o Ministério da Defesa do país, os mísseis Tochka-U podem causar graves danos, inclusive se forem utilizados contra um inimigo mais capacitado e armado. Sua função é atuar em ofensivas de alta precisão contra alvos centrais, de concentrações de tropas como quartéis, armazéns, e aeroportos situados na retaguarda.
O alcance máximo dos mísseis Tochka-U é de aproximadamente 120 quilômetros, com uma margem de erro estimada em 95 metros. Sua ogiva do míssil tem uma carga útil de 482 kg. Antes do aparecimento do sistema operacional e tático Iskander, os Tochka eram a principal força de ataque das tropas terrestres russas. Cerca de 300 instalações permanecem em serviço até hoje.