Mugabe teria aceitado condições para sua demissão

© REUTERS / Philimon BulawayoPresidente do Zimbábue, Robert Mugabe, com sua esposa Grace na reunião do partido governante ZANU PF em Harare (foto de arquivo)
Presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, com sua esposa Grace na reunião do partido governante ZANU PF em Harare (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga no
O presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, de 93 anos, teria aceitado as condições para sua demissão, o rascunho da declaração foi preparado com antecedência, o CNN cita uma fonte desconhecida.

O exército zimbabuano concordou com muitas ordens de Mugabe, incluindo a sua plena imunidade e a da sua esposa Grace, bem como a preservação de seus bens privados depois da resignação, declarou a fonte citada pelo canal CNN.

​Anteriormente, o Comitê Central da União Nacional Africana do Zimbábue — Frente Patriótica (ZANU PF, na sigla em inglês), afastou Mugabe das funções de primeiro-secretário do partido, exigindo a entrega da presidência do país até meio-dia da segunda-feira (20).

Na quarta-feira (15), militares zimbabuanos tomaram o controle do centro de televisão na capital do país, bem como da residência presidencial. Durante conversa telefônica com o seu homólogo da África do Sul, Jacob Zuma, Mugabe confirmou que os militares estariam mantendo-o preso em casa.

De acordo com notícias, Grace Mugabe, primeira-dama e única possível sucessora à presidência do país, escapou do Zimbábue, e o vice-presidente demitido, Emmerson Mnangagwa, voltou à capital para governar. Anteriormente, oito dos dez comitês provinciais de coordenação do partido solicitaram que Mugabe abandonasse o cargo presidencial e liderança do partido.

No sábado (25), as ruas de Harare foram tomadas por milhares de jovens, que dançaram e cantaram à espera da demissão de Mugabe.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала