As Marinhas dos EUA e da Coreia do Sul "partilham forte cooperação que está sendo reforçada constantemente através de interações regulares que melhoram e incentivam nossas relações", disse o comandante das Forças Navais norte-americanas Coreia, Brad Cooper, citado pela Yonhap.
O comandante do USS Mississippi, Eric J. Rozek, afirmou que para sua equipe de cerca de 150 marinheiros "foi uma honra ser o primeiro submarino a visitar a ilha de Jeju".
O desdobramento na região Indo-Pacífica é parte de "décadas de trocas, treinamentos e colaboração", disse Rozek, acrescendo que a cooperação bilateral ajuda a "criar capacidades que, caso sejam unidas, asseguram a estabilidade e segurança regional". O porto-base do USS Mississippi está localizado no Havaí, mas a Marinha norte-americana afirma que este é capaz de operar por todo o mundo.
Nem todos debaixo ou perto do oceano estão preocupados com a ameaça iminente apresentada pelo USS Mississippi. Em julho, foi postado um vídeo de golfinhos nadando ao longo do submarino furtivo de quase 115 metros.
Dolphins Escort the USS Mississippi pic.twitter.com/B0IBhTzAWj
— Richard Leon 🇺🇸 (@raleon23) 22 de julho de 2017
No entanto, em Jeju, ainda não foram detectadas as escoltas de golfinhos.