A histeria em massa acompanha sempre as evacuações durante os desastres naturais. No entanto, nem todas as catástrofes exigem uma evacuação de emergência. Além disso, para muitas destas desgraças é possível se preparar, segundo conta o jornal The Week.
Por muito impressionante que seja um desastre, é pouco provável que necessite de uma evacuação em massa, afirma o especialista americano John Renne, que aponta algumas medidas necessárias para sobreviver durante uma catástrofe.
Renne afirma que mesmo que você não tenha que escapar da zona do desastre, é preciso estar preparado para enfrentar a catástrofe.
Além disso, se recomenda ter os itens mais necessários. Trata-se da quantidade suficiente de água e comida que não se estrague rapidamente, ao menos para um prazo de três dias. Além dos alimentos, é necessária uma lanterna, pilhas, um kit de primeiros socorros e um carregador solar de telefone para o caso de falha de energia.
Para se preparar para evacuação, a pessoa deve colocar esses objetos em um saco de emergência, juntamente com os documentos, dinheiro, os medicamentos necessários e artigos de higiene pessoal. Vale lembrar que a bolsa de emergência não deve ser muito pesada.
Para a evacuação tem que conhecer bem a sua casa. Ou seja, tem que saber como se corta a água, o gás e a eletricidade. Além disso, há que estudar a localização das saídas de emergência do prédio.
Por último, o que tem que fazer uma pessoa em um desastre natural é manter a calma. Cada guia de sobrevivência começa com este conselho simples: "Não entre em pânico." Na verdade, é o espírito positivo que garante a vontade de sobreviver.