A fotógrafa russa, Lara Vychuzhanina, mostrou o mais famoso casal de bonecos, produzido pela primeira vez em 1959, no ambiente de um apartamento comunal (kommunalka, em russo), onde moravam muitas famílias da União Soviética desde a Revolução de Outubro até os anos 1980.

Em apartamentos comunais, residentes compartilhavam cozinha e banheiro.

Apartamentos comunais surgiram devido à falta de habitações após a revolução de 1917 quando algumas famílias se instalaram em grandes apartamentos de ricos. Em um apartamento compartilhado, que tinha até 12 quartos, moravam em geral de 3 a 7 famílias e, às vezes, mais.

Famílias que dividiam apartamento precisavam organizar horário de uso de banheiro ou cozinha. Tarefas de casa também eram divididas por todos.

Ken lendo uma pequena cópia do jornal Pravda, a "voz" do partido Comunista.

Apesar da eletricidade custar barato na União Soviética, residentes de apartamentos comunais calculavam com cuidado o preço, por exemplo, instalavam seus próprios castiçais em banheiros ou cozinhas para pagar apenas pela eletricidade consumida por cada um.

Após a morte de Josef Stalin em 1953, o regime de Sergei Khruschev deu início a uma campanha habitacional em massa para lidar com permanente falta de habitações e criar apartamentos privados para moradores das cidades.

A fotógrafa fez cópias pequenas de produtos típicos daquele período: pacote de leite em forma da pirâmide, um maço de cigarros Prima e uma garrafa de vodka Russkaya.

Alguns russo ainda hoje moram em apartamentos comunais, a maioria dos quais se encontra na cidade histórica e assim chamada capital cultural russa, São Petersburgo.
