Partidos pró-independência podem não formar maioria nas eleições da Catalunha

© REUTERS / Albert GeaProtesto pela independência da Catalunha, em Barcelona, dia 11 de novembro de 2017
Protesto pela independência da Catalunha, em Barcelona, dia 11 de novembro de 2017 - Sputnik Brasil
Nos siga no
Um novo estudo do Metroscopia para o jornal El Pais mostrou que partidos pró-independência na Catalunha podem não conseguir formar maioria absoluta nas próximas eleições parlamentares instantâneas na comunidade autônoma espanhola, agendada para 21 de dezembro.

A pesquisa enfatiza que ambos os partidos políticos catalães e anti-independentes provavelmente receberão 46% nas próximas eleições.

Homem perante o Tribunal Constitucional em Madri (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Tribunal Constitucional espanhol declara ilegalidade da independência da Catalunha
A esquerda republicana pró-independência da Catalunha deverá se tornar a líder do voto, recebendo 26,5% do apoio público, ganhando 39 de 135 cadeiras no Parlamento. O partido centrista pró-união "Cidadão" virá em segundo com 25,3% dos votos ou 35 cadeiras na legislatura. Outro partido socialista anti-independência da Catalunha deverá ser o terceiro na eleição, recebendo 14,9% dos votos e 19 mandatos.

"Juntos pela Catalunha", a nova plataforma do ex-Presidente da Catalunha, Carles Puigdemont, receba 13,6% dos votos ou 21 mandatos parlamentares, enquanto o Partido da Candidatura da Unidade Popular leva 5,9% dos votos ou 7 mandatos.

Assim, coletivamente, as partes pró-separatistas receberão apenas 67 mandatos. No Parlamento dissolvido pelo governo espanhol após a declaração de independência da Catalunha, os partidos pró-independentes tinham 72 cadeiras.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала