Entre os setores líderes estão a indústria automobilística, a maquinaria pesada e o setor agrícola, com um aumento médio de 30% das exportações, enquanto as vendas ao exterior da indústria ferroviária cresceram 40%, revelou ao canal russo RT o diretor-geral do Centro Russo de Exportações, Pyotr Fradkov.
Em 24 de novembro foi realizado em Moscou o V Fórum Internacional de Exportações "Feito na Rússia", no âmbito do qual os principais produtores do país trocaram planos e experiências de seu acesso ao mercado global.
"Propomos metas muito ambiciosas para os próximos períodos. Entendemos que em 2018 devemos alcançar um nível de exportações não relacionadas com matérias-primas de cerca de 27 bilhões de dólares [R$ 87 bilhões] Não se trata apenas de bens e serviços, mas também de turismo, educação e saúde", explicou Fradkov.
Entretanto, Pyotr Fradkov advertiu que ainda é demasiado cedo para celebrações e que esse aumento se deve principalmente às baixas posições iniciais que a Rússia tinha no comércio global. Para reverter essa situação, o país deve mostrar um crescimento mínimo de sete por cento anual até 2025. "Só assim poderemos dizer que cumprimos nosso objetivo", disse ele.