Shkapelov realizará sua terceira viagem à EEI em dezembro como membro da tripulação da Expedição 54. Segundo ele, os cientistas encontraram bactérias vivas durante a coleta de amostras na superfície de estação. Esses microrganismos podem ter chegado do espaço sideral, informou o RT.
"Bactérias, que não estavam lá durante o lançamento do módulo da EEI, foi encontrada nas amostras. Elas teriam voado de algum lugar no espaço e se estabelecido no casco exterior da estação", disse ele.
Essas bactérias entraram no espaço sideral durante os experimentos cósmicos Test e Biorisk, durante as quais placas especiais foram instaladas no casco da EEI e deixadas ali por vários anos para determinar como o espaço afeta o material.
Entretanto, vestígios de bactérias originárias da Terra, de Madagáscar, e de plâncton do mar de Barents foram encontrados anteriormente durante o experimento Test em maio. Os cientistas explicaram que as bactérias poderiam ter alcançado a EEI subindo ao espaço pela ionosfera com partículas de carga positiva.