O presidente do México, Enrique Peña Nieto, assinou em 24 de novembro um decreto que converte o arquipélago de Revillagigedo, localizado no oceano Pacífico, no maior parque nacional marítimo da América do Norte. O parque foi criado com o objeto de preservar a flora e fauna marinha existentes nessa área aquática, que são em sua maioria nativas da região.
Firma @EPN decreto de #Revillagigedo @PresidenciaMX @SEMARNAT_mx @RayoVen https://t.co/H0JqsOqKxC https://t.co/lryBHfZoET pic.twitter.com/m5DcwiUI0G
— Entera2 (@Entera2mx) 25 de novembro de 2017
"Esta maravilhosa área natural protegida constitui um patrimônio inestimável do México, bem como uma responsabilidade enorme", declarou o presidente durante a conferência de imprensa, pouco antes de assinar o decreto que institui o Parque Nacional de Revillagigedo.
De acordo com o Governo do México, o arquipélago de Revillagigedo é um "ecossistema único", onde vivem "mais de 200 plantas e 60 vertebrados".
De acordo com a agência EFE, esta área natural conta com "750 espécies de animais", inclusivamente "tubarões, raias lengas e baleias jubartes", bem como "233 tipos de plantas, dezenas das quais são nativas".
Segundo avisou o presidente mexicano, as atividades de pesca serão "estritamente proibidas", bem como a "extração de qualquer recurso natural" ou construção de "infraestrutura hoteleira" na reserva ecológica, cuja extensão — cerca de 15 milhões de hectares — que, segundo as estimativas, é 100 vezes maior do que o território da capital do país.
O #México declarou o arquipélago de #Revillagigedo como Parque Nacional Marinho e se transformou na região mais extensa da América do Norte − 148.087 quilômetros quadrados − onde estará proibida a #pesca https://t.co/kYXSmm5uaA pic.twitter.com/WLssCYzwGB
— Uma Gota no Oceano (@UmaGotaNoOceano) 27 de novembro de 2017
No entanto, não é a primeira medida de proteção aprovada para esta área. Por exemplo, em 2016, as quatro ilhas foram declaradas Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO. Em 2004, foi determinado como Sitio Ramsar. Além disso, em 1994 este parque natural foi incluído na lista de Reserva da Biosfera da República Mexicana.