Especialista: realizando mais um teste de míssil, Coreia do Norte arrisca tudo

© REUTERS / KCNAMíssil balístico da Coreia do Norte
Míssil balístico da Coreia do Norte - Sputnik Brasil
Nos siga no
Pyongyang declarou que em 29 de novembro testou um novo tipo de míssil balístico intercontinental, o Hwasong-15, que pode atingir qualquer alvo no território dos EUA. O analista militar Oleg Ponomarenko expressou a opinião de que esse lançamento pode ter objetivos políticos concretos.

De acordo com o pronunciamento na televisão estatal, o líder da Coreia do Norte Kim Jong-un assistiu ao lançamento do míssil.

O analista Oleg Ponomarenko do Centro de Conjuntura Estratégica, comentou, em entrevista ao serviço russo da Rádio Sputnik, os possíveis objetivos desse lançamento.

"A situação na Coreia do Norte permanece incerta apesar de os norte-coreanos aparentemente terem aceitado tacitamente manter uma situação que não provoque quaisquer ações por parte da Coreia do Sul e dos EUA. O que está acontecendo mostra que a Coreia do Norte não espera uma mudança significativa em relação a si", disse ele.

Pessoas assistem às noticias sobre lançamento do míssil Hwasong-15 efetuado pela Coreia do Norte em 28 de novembro - Sputnik Brasil
Kim Jong-un: Coreia do Norte concluiu desenvolvimento de armamento nuclear
Segundo o analista, Pyongyang está provocando o mundo um pouco para criar condições favoráveis para as negociações. Depois de fazer uma pausa, a pressão está aumentando, o país arrisca tudo para obter melhores condições nas negociações.

Entretanto, agora é difícil avaliar até onde os EUA estão dispostos a ir na sua pressão contra a Coreia do Norte.

"As declarações são uma coisa; o fato de a Coreia do Norte representar um adversário real do ponto de vista militar é outra coisa. Apesar de não estar em posições tecnológicas altas, será muito difícil de 'trabalhar' com esse inimigo – não é o Irã e ninguém sabe o que vai acontecer. Há muita incerteza", concluiu Ponomarenko.

Imagem do Hwasong-14, míssil que a Coreia do Norte afirma ser de longo alcance (intercontinental), em teste realizado em 4 de julho de 2017 - Sputnik Brasil
Míssil da Coreia do Norte colocou em risco a vida de deputados da Rússia, diz vice russo
Em 28 de novembro Pyongyang declarou ter testado um novo tipo de míssil balístico intercontinental, Hwasong-15, que pode atingir alvos em todo o território dos EUA. Ainda de acordo com os norte-coreanos, o projétil atingiu uma altitude de 4.475 quilômetros e percorreu uma distância de 950 quilômetros. Tratou-se do primeiro lançamento de um míssil balístico norte-coreano desde o último 15 de setembro, quando Pyongyang disparou um projétil identificado pelo Pentágono como um míssil balístico de médio alcance.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала