"O novo míssil balístico intercontinental Hwasong-15 possui um sistema capaz de transportar uma ogiva nuclear pesada de grandes dimensões e impactar qualquer ponto no território continental dos EUA", lê-se em um comunicado da missão diplomática norte-coreana em Moscou.
"Declaramos solenemente mais uma vez que isso não vai representar ameaça para qualquer país ou região enquanto os interesses do nosso país não forem violados", informou a embaixada.
A embaixada acrescentou também que o desenvolvimento das armas estratégicas de Pyongyang visa "defender a soberania do país e a sua integridade territorial da política de chantagem nuclear por parte dos EUA e garantir a vida tranquila do povo".
Pyongyang declarou que testou um novo tipo de míssil balístico intercontinental Hwasong-15 que pode atingir alvos em todo o território dos EUA. Ainda de acordo com os norte-coreanos, o projétil atingiu uma altitude de 4.475 quilômetros e percorreu uma distância de 950 quilômetros.
A Coreia do Norte realizou entre dois a três lançamentos mensais desde abril deste ano. O último lançamento havia sido realizado em 15 de setembro, quando um míssil balístico lançado por Pyongyang sobrevoou o Japão.