Trata-se de um peixe translúcido e sem escamas, informou a equipe de pesquisadores da Universidade de Washington.
"Este é o peixe que foi reconhecido como o mais profundo do fundo marino, e estamos muito emocionados por ter um nome oficial. Não parece tão robusto ou forte para viver em um ambiente tão extremo, mas está indo muito bem", declarou a autora principal do estudo, Mackenzie Gerringer, pesquisadora de pós-doutorado dos laboratórios Friday Harbor da Universidade de Washington.
Meet the new deepest fish in the ocean, the translucent "Mariana snailfish." The green shape is a crustacean in its stomach.#reddit pic.twitter.com/FUouTYz8lf
— Creutzfeldt (@malafama_de) 29 de novembro de 2017
Esta semana, a equipe publicou um artigo que descreve a nova espécie na revista de Zootaxa.
Os cientistas colocaram armadilhas para peixes e logo tiveram que esperar quatro horas para que eles fossem até 8.314 metros, a profundidade onde a espécie foi capturada.
Os investigadores indicaram que nas águas profundas, estas criaturas se agrupam e se alimentam de crustáceos pequenos e camarões. Contudo, pouco se sabe sobre como conseguem sobreviver, já que a pressão nesta profundidade é similar à que exerceria um elefante ao pisar sobre o dedo polegar.
Durante as viagens de pesquisas, realizadas em 2014 e 2017, os cientistas recolheram ao longo da Fossa das Marianas 37 peixes da nova espécie, nas profundidades que variaram entre 6,9 a 8 quilômetros.
Newly Identified Mariana Snailfish Is The Deepest Ever Fish In The Sea https://t.co/aE4S5ZYnWe #ValueWalk pic.twitter.com/l6rMEAskNJ
— 18d.Media (@18dMedia) 29 de novembro de 2017
Graças à análise de DNA, e a exploração tridimensional para estudar suas estruturas esqueléticas e teciduais, pesquisadores conseguiram determinar que se tratasse de uma nova espécie.
"Ainda há muitas surpresas. É incrível ver o que vive lá. Pensamos que é um ambiente difícil porque é extremo para nós, mas há um grupo de organismos que estão muito contentes de viver lá", afirmou Gerringer.