"A equipe da frota participará dos testes dos navios mais avançados, em particular, no próximo ano realizaremos testes do submarino estratégico do projeto Borei-A, Knyaz Vladimir", comunicou ao jornal Krasnaya Zvezda.
Atualmente a Marinha da Rússia conta com três submarinos nucleares de nova geração: Yury Dolgoruky, Aleksandr Nevsky e Vladimir Monomakh.
No total, Rússia planeja construir oito submarinos de classe Borei até 2020.
Estes navios medem 170 metros de comprimento, têm um deslocamento de 24.000 toneladas e podem levar até 16 mísseis balísticos intercontinentais Bulava, com um alcance de até 8.000 quilômetros.
A velocidade na superfície e em imersão destes submarinos atinge 15 e 29 nós, respectivamente. Os navios, além disso, têm autonomia para ficar até 90 dias debaixo de água.
Knyaz Vladimir é o quarto submarino do projeto 955 Borei. O submarino foi desenvolvido pelo Bureau de Construção Rubin e é um submarino de 4ª geração. Os navios desta classe são silenciosos devido à utilização de elementos especiais na sua construção. Eles possuem um novo tipo de revestimento de absorção do som, bem como outras soluções técnicas. O submarino entrará em serviço da Frota do Norte já em 2018.