'Paguem seus impostos': Dezenas de manifestantes invadem loja da Apple em Paris

© flickr.com / AndyApple Store
Apple Store - Sputnik Brasil
Nos siga no
Ativistas várias lojas da Apple na França, em um esforço para pressionar a empresa a pagar uma conta de US$ 15,5 bilhões em impostos para a União Europeia.

Em um comunicado à imprensa, a Associação para a Fiscalidade das Transações Financeiras e Organização de Ação Cidadã (Attac) revelou que cerca de cem pessoas invadiram a Opera Apple Store em Paris.

Apresentação do novo iPhone X da Apple em 12 de setembro de 2017 - Sputnik Brasil
Como um vídeo inocente causou um dos maiores vazamentos da Apple (e uma demissão)
Outras dezenas de protestos ocorreram também nas lojas da Apple em torno da França no sábado. Na loja de Paris, os ativistas cantavam "Paguem seus impostos!" e foram gravados em um vídeo, empurrando um segurança e segurando um banner afirmando: "Vamos parar quando a Apple pagar".

Os funcionários da equipe de segurança pediram aos funcionários da Apple que deixassem o edifício antes do protesto.

De acordo com a Attac, os "métodos de otimização de impostos da Apple permitiram que a empresa acumulasse mais de US $ 230 bilhões em paraísos fiscais", alegando que a companhia de Cupertino envia parte dos lucros para suas subsidiárias irlandesas para evitar o pagamento de impostos.

"A Apple deve parar de negar as práticas fiscais destacadas pela investigação da Comissão Europeia, retirar o recurso ao Tribunal de Justiça Europeu e pagar a multa de 13 bilhões de euros o mais rápido possível", cobrou a porta-voz da Attac, Aurélie Trouvé, conforme citada pelo The Observer. "Temos uma reunião dentro de quinze dias com a administração nacional da Apple. Exigimos que a empresa publique seu relatório país por país atual e retroativamente aos últimos anos", acrescentou Trouvé.

Google - Sputnik Brasil
Apple e Google são suspeitos de sonegação fiscal
A ocupação de Paris continuou por cerca de três horas. Os ativistas tiveram o cuidado de deixar mensagens de protesto escritas nas telas de cada dispositivo da Apple na loja.

A Attac anunciou que o protesto da Apple faz parte do movimento #PhoneRevolt, que procura lançar luz sobre práticas injustas da gigante norte-americana, incluindo a exploração de trabalhadores e a poluição causada pela extração de metais que são usados para fabricar telefones e outros dispositivos.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала