"Eles estão construindo armas, testando armas, projetando armas que operam a partir de terra e no espaço, armas de interferência e de laser e não escondem isso", afirmou o general durante seu discurso no Reagan National Defense Forum, realizado em Califórnia, citado pela CNN.
Segundo Hyten, há 20 anos que a China e a Rússia têm seguido os sucessos dos EUA no espaço, desenvolvendo seu próprio potencial.
Ele apoiou a ideia de instalar meios de defesa nos satélites e reconheceu que hoje em dia não existem regras para o uso de armas em caso de conflito no espaço. Ele também chamou a atenção para a necessidade de criar normas internacionais em matéria de utilização de armas no espaço.
Na última cúpula dos BRICS, a Rússia e a China apresentaram um novo projeto de tratado que impede a instalação de armas no espaço. Os países declararam que “o espaço cósmico deve ser livre para a exploração e uso por todos os Estados para fins pacíficos com base no princípio da igualdade de acordo com as normas do direito internacional”.