Em anúncio feito nesta terça-feira, o quadro executivo do COI informou a suspensão do Comitê Olímpico da Rússia, por supostas manipulações de exames antidoping no país. Assim, segundo a entidade, os competidores russos que se mostrarem livres do uso de substâncias proibidas serão convidados a participar das Olimpíadas do ano que vem, em Pyeongchang, na Coreia do Sul, como atletas neutros.
IOC suspends Russian NOC and creates a path for clean individual athletes to compete in @PyeongChang2018 under the Olympic Flag https://t.co/bKA9rpbd3y
— IOC MEDIA (@iocmedia) 5 de dezembro de 2017
"COI suspende Comitê Olímpico Nacional russo e cria maneira para atletas individuais limpos competirem em @PyeongChang2018 sob a bandeira olímpica."
Além da suspensão do comitê russo, o COI também proibiu a participação de qualquer autoridade do Ministério do Esporte da Rússia no evento do ano que vem, entre outras restrições.
No final do mês passado, a Rússia perdeu o primeiro lugar no quadro geral de medalhas dos últimos Jogos de Inverno, realizados em Sochi, em 2014, em decorrência da decisão do COI de retirar mais duas medalhas de ouro conquistadas por atletas russos.