2ª empresa parceira da Sputnik nos EUA poderá ser registrada como agente estrangeiro

© Sputnik / Evgenia Novozhenina / Acessar o banco de imagensAgência Sputnik
Agência Sputnik - Sputnik Brasil
Nos siga no
A empresa norte-americana Multicultural Radio Broadcasting Inc. (MRBI), que transmite programas de rádio da Sputnik, recebeu um aviso do Departamento de Justiça dos EUA sobre a possibilidade de ser registrada como agente estrangeiro, de acordo com uma carta da Justiça estadunidense a que a Sputnik teve acesso.

Redatora-chefe do RT, Margarita Simonyan, durante a reunião sobre o bloqueio dos anúncios do RT e Sputnik - Sputnik Brasil
Guerra dos EUA contra mídia russa não parará após RT se registrar como agente estrangeiro
O documento diz que os programas da Rádio Sputnik foram emitidos pela estação de rádio WZHF 1390 AM, em Washington, que pertence à MRBI. No site da Sputnik, por sua vez, foi publicado um artigo intitulado "Todos escutamos a Rádio Sputnik: russos conquistam rádio WZHF 1390 AM em Washington".

"Devido às circunstâncias em questão, à MRBI pode ser exigido se registrar [nos EUA] conforme a Lei de Registro de Agentes Estrangeiros (FARA)", diz a carta assinada pelo chefe da seção de registro FARA do Departamento de Justiça dos EUA.

A MRBI pode se tornar a segunda empresa parceira da Sputnik nos EUA a ser submetida à lei sobre agentes estrangeiros. Em novembro passado, a Justiça dos EUA registrou de acordo com a FARA e incluiu na lista respectiva a Reston Translator, que funciona na faixa de transmissão FM.

A própria Sputnik, que trabalha com inúmeros parceiros ao redor do mundo, não recebeu nenhuma demanda para se registrar como agente estrangeiro nos EUA.

Presidente russo, Vladimir Putin - Sputnik Brasil
Putin aprova a lei sobre o estatuto de agente estrangeiro para a mídia
O Departamento de Justiça norte-americano também exigiu que a MRBI preste em 30 dias informações adicionais sobre o funcionamento da empresa nos EUA, argumentando que estes dados ajudam a decidir o futuro da MRBI nos EUA.

Antes, o Departamento de Justiça dos EUA reconheceu o canal RT America como agente estrangeiro e depois retirou as credenciais da rede de TV russa RT que davam acesso ao Congresso.

Em resposta, o Ministério da Justiça da Rússia incluiu na lista de agentes estrangeiros nove mídias norte-americanas, entre as quais a Voz da América, a Rádio Free Europe/Radio Liberty, o canal de TV Nastoyaschee Vremya ("Tempo Atual"). Na semana passada, o presidente russo aprovou a lei respectiva sobre o estatuto de agente estrangeiro para a mídia.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала