Foi o jornal Aftonbladet que informou sobre o caso, citando a testemunha dos eventos, Mans Jonasson. O homem tirou uma foto da ambulância com placa russa. Além do mais, da ambulância saíram médicos vestindo uniformes com inscrições em russo.
Jonasson tirou a foto em 5 de dezembro e postou no Twitter no mesmo dia, perguntando o que uma ambulância russa estava fazendo na capital sueca.
A maior parte dos internautas concluiu que o veículo pertence à embaixada russa em Estocolmo.
Varför gör en rysk ambulans insats på Söder? pic.twitter.com/iwzll5178G
— Måns Jonasson (@mansj) 5 de dezembro de 2017
"Os veículos com números russos na Suécia provavelmente pertencem a funcionários da embaixada russa ou à própria instalação diplomática", opinou o usuário Mikael Skillt.
Vários usuários acreditam que a ambulância teria chegado para atender um dos funcionários da instalação diplomática russa.
"Ambulância sueca se atrasou um pouco", ironizou um usuário no Twitter.
De acordo com a placa, o veículo é de São Petersburgo.
A edição frisa que o caso já despertou interesse da polícia local, contudo, o "mistério" da ambulância russa em Estocolmo foi revelado pela Sputnik, que entrevistou o médico e diretor de ambulâncias privadas de São Petersburgo, Mikhail Dzhalagonia.
Geralmente, ambulâncias privadas de São Petersburgo andam apenas no território da cidade russa. Contudo, o plano de saúde de um cliente russo previa seu transporte da Suécia à Rússia, explicando, assim o porquê de ela ser encontrada tão longe de casa.
Mikhail Dzhalagonia ressaltou que, quando estavam voltando para a Rússia, a equipe médica encontrou um morador local deitado no meio da rua com convulsões epilépticas. Os funcionários da ambulância saíram do veículo para atendê-lo e ficaram com ele até a chegada de seus colegas suecos. Depois voltaram a cumprir suas obrigações cotidianas.