Reforma fiscal de Trump aumentará desigualdade, diz prêmio Nobel de Economia

© REUTERS / Kevin LamarqueUS President Donald Trump smiles as he arrives to speak about tax reform legislation in St. Louis, Missouri, US November 29, 2017. R
US President Donald Trump smiles as he arrives to speak about tax reform legislation in St. Louis, Missouri, US November 29, 2017. R - Sputnik Brasil
Nos siga no
A reforma fiscal promovida pelo presidente Donald Trump e que está sendo analisada pelo Congresso dos EUA irá aumentar a desigualdade e as oportunidades de evasão fiscal, acredita o vencedor do prêmio Nobel de Economia de 2017, Richard Thaler.

O presidente dos EUA, Donald Trump, toma um copo de vinho durante sua visita oficial à Coreia do Sul, em 7 de novembro de 2017 - Sputnik Brasil
'Não é o momento': Congresso dos EUA bloqueia tentativa de impeachment de Trump
Trump espera que a maior reforma tributária desde a década de 1980 reduza os custos para as empresas e aumente o crescimento. Já os críticos dizem que o plano beneficia principalmente os ricos e as corporações.

"Uma reforma fiscal que tem como o principal efeito o aumento da desigualdade parece ser equivocada", disse Thaler em entrevista coletiva em Estocolmo, antes de participar da cerimônia do Nobel.

A proposta parece um "convite para os advogados inventarem novas maneiras de contornar os impostos", disse Thaler.

"Existe uma cláusula especial para jatos particulares. Penso que as pessoas que estão usando jatos privados não são as que mais precisam de um desconto nos impostos", acrescentou.

A reforma já foi aprovada pelo Senado — agora ela precisa ser analisada por uma comissão bilateral com participação da Câmara.

Thaler venceu o prêmio Nobel por sua teoria de economia comportamental e seu estudo sobre como as pessoas tomam escolhas financeiras. 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала