Um grupo internacional de astrônomos encontrou à distância de 111 anos-luz da Terra um exoplaneta, cujas caraterísticas não excluem a presença de vida, informa o portal Phys org.
Novos estudos, que utilizaram dados obtidos através do Observatório Europeu do Sul (ESO), demostraram alguns detalhes quanto a esse exoplaneta pouco conhecido.
Revelou-se que o exoplaneta gira ao redor da anã vermelha K2-18 e poderia ser uma versão de maior tamanho da Terra.
O segundo planeta chama-se K2-18c. Por localizar-se muito perto da sua estrela, fica fora da área potencialmente habitável.
No entanto, durante seus estudos, os cientistas conseguiram determinar que K2-18b é um planeta principalmente rochoso com uma pequena atmosfera de gás, como a Terra, mas maior. Além disso, é o planeta que possui água — tem uma camada grossa de gelo na superfície.
"Utilizando os dados que temos, não podemos distinguir entre estas duas possibilidades, mas com o telescópio espacial James Webb (JWST), seremos capazes de explorar o planeta e determinar se tem uma atmosfera extensa ou se é um planeta coberto por água", explicou um dos pesquisadores do grupo científico, o astrônomo Ryan Cloutier.