Em particular, de acordo com o analista militar Vladimir Karzonov, vai ser aumentada a relação empuxo-peso do caça.
Esta questão, de acordo com ele, continua sendo atual apesar do desenvolvimento de mísseis que permitem realizar ataques a grandes distâncias.
Segundo afirma Karzonov, em caso de um conflito em grande escala com utilização em massa de aviação, as partes terão que entrar em combates aéreos de proximidade.
Karzonov acrescentou também que o novo motor vai permitir ao Su-57 realizar manobras com sobrecargas de 9-10 G com menor perda de velocidade.
Além disso, o motor precisa de menos combustível, por isso o caça vai conseguir cumprir missões a maiores distâncias, voando mais tempo. A economia de combustível é alcançada graças ao fato de o motor permitir que o caça acelere a uma velocidade supersônica sem reaquecimento.
Russia's fifth-generation stealth fighter Su-57, formerly known as T-50, completes first test flight with new-generation engine https://t.co/OlIbX5WREr pic.twitter.com/U00Tz4tifk
— China Xinhua News (@XHNews) 7 de dezembro de 2017
O motor batizado Izdelie 30 (Peça 30) tem vantagens perante seu concorrente instalado nos caças norte-americanos F-22 Raptor. O motor russo é capaz de desenvolver um empuxo resultante até 36 mil kg/s, enquanto o do F-22 é de até 32 mil.
A vantagem principal do Su-57 é a sua manobrabilidade, porque para seu motor está prevista uma variação do vetor de empuxo em todos os ângulos, o que permite alterar rapidamente a direção e a velocidade.