Neste verão, o Ministério da Defesa russo e a Uralvagonzavod fecharam o contrato para modernização dos tanques russos T-80BV segundo dois programas – básico e avançado.
O programa básico prevê ajustes ao motor e o novo aparelho de pontaria dublado Sosna-U. O programa avançado prevê também a instalação da proteção dinâmica Relikt.
Vale a pena acrescentar que o aparelho de pontaria Sosna-U permitiu reforçar o sistema de controle de tiro e aumentar o poder de fogo do tanque. O novo aparelho vai permitir uma pontaria estável em quaisquer condições. O aparelho de pontaria dublado é necessário para fazer fogo com o canhão e a metralhadora coaxial em caso de avaria do aparelho de pontaria principal.
A nova proteção dinâmica Relikt permite reforçar a capacidade de sobrevivência do tanque, o protegendo de projéteis cumulativos e perfurantes.
A particularidade principal do tanque é o seu "coração". É o primeiro tanque no mundo movido por motor de turbina a gás. O motor, com potência de 1.100 cavalos, permite acelerar até uma velocidade de 70 km/h e pode funcionar em condições climáticas desfavoráveis.
Hoje em dia a Rússia possui 3,2 mil T-80BV, afirma o relatório do Instituto de Pesquisas Internacionais The Military Balance. Só 200 deles estão em serviço ativo. O tanque russo foi exportado para vários países no estrangeiro, incluindo a Coreia do Sul, Chipre e Iêmen.