'Derrota dos terroristas na Síria é mérito da direção síria e das forças governamentais'

© Sputnik / Ramil Sitdikov / Acessar o banco de imagensCaça da Força Aeroespacial russa Su-30SM decola da base aérea de Hmeymim, Síria, junho de 2016
Caça da Força Aeroespacial russa Su-30SM decola da base aérea de Hmeymim, Síria, junho de 2016 - Sputnik Brasil
Nos siga no
O Ministério da Defesa da Rússia comentou a declaração do chanceler francês sobre a "infundada atribuição" à Rússia da vitória sobre o Daesh (organização terrorista proibida na Rússia).

Segundo o ministério, a derrota dos terroristas na Síria é mérito, em primeiro lugar, da direção síria e das forças governamentais, enquanto a coalizão internacional liderada pelos EUA procurou contrapor-se a elas.

"É estranho que o ministro das Relações Exteriores da França tenha falado que a Rússia reclama a vitória sobre o Daesh. A vitória sobre o Daesh na Síria é mérito, em primeiro lugar, da direção síria e das forças governamentais", lê-se no comunicado do Ministério da Defesa da Rússia, divulgado hoje (10).

Caça da Força Aeroespacial russa Su-30SM decola da base aérea de Hmeymim, Síria, junho de 2016 - Sputnik Brasil
Resposta irônica da Rússia à 'vitória' dos EUA sobre Daesh na Síria
De acordo com o documento, "com o apoio da Força Aeroespacial russa, o exército sírio libertou dos terroristas do Daesh centenas de povoados e recuperou o controle, para o governo legítimo, de quase todo o território do país".

O Ministério da Defesa russo afirmou também que a destruição de Raqqa e mortes entre civis são o único resultado atingido pela colisão liderada pelos EUA na Síria desde que se envolveu no conflito em 2014.

"Durante os três anos da sua existência a coalização internacional só recentemente atingiu o seu primeiro ‘resultado’ na luta contra o Daesh na Síria: destruiu Raqqa e a população civil com bombardeios massivos", declarou o ministério.

Ao mesmo tempo, os aliados permitiram ao núcleo dos jihadistas sair livremente da cidade e juntar-se a outros combatentes do Daesh perto de Deir ez-Zor, sublinhou o ministério russo, acrescentando que esses dados foram confirmados pelo canal de televisão britânico BBC.

Caças das Forças Armadas dos EUA durante operação nos céus da Síria - Sputnik Brasil
Ministério da Defesa russo: EUA nunca tiveram nem terão seu 'próprio céu' na Síria
Em 8 de dezembro o ministro das Relações Exteriores do país, Jean-Yves Le Drian, disse que está surpreendido por a Rússia “ter atribuído a si” a vitória sobre o Daesh na Síria. Segundo ele, a ajuda da Rússia chegou ao país árabe mais tarde e a vitória sobre os terroristas na Síria é um mérito da coalizão internacional.

A Rússia está participando de ações militares na Síria desde 2015, a pedido do presidente do país, Bashar Assad, ajudando o exército sírio a eliminar as forças do Daesh. Durante dois anos, o exército sírio, com o apoio da Força Aeroespacial da Rússia, conseguiu libertar uma grande parte do país dos terroristas. De acordo com avaliações do Ministério da Defesa russo, a Força Aeroespacial da Rússia destruiu milhares de alvos terroristas desde o início da operação

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала