A russa, que estava tirando fotos da paisagem para um jornal local, capturou sons muito parecidos com a música das baleias ou, como sugeriu a mulher, aqueles que geralmente se associam a alienígenas.
Inicialmente, ela não sabia de onde eles estavam vindo, mas logo percebeu que era a "voz" do lago.
"Eu estava tirando fotos do lago sob as estrelas quando ouvi uivos prolongados. Eu não tive dúvidas: eram sons do espaço! Estou prestes a entrar em contato com inteligência extraterrestre!", comenta Kazina em um vídeo baixado em seu canal do YouTube.
De acordo com a fotógrafa, os sons eram diversos: suaves, graves, agudos, prolongados e tensos; oscilavam entre imperceptíveis e muito fortes, o que fazia lembrar a canção das baleias.
"Mais tarde, eu percebi que os sons vinham do lago. Meu Deus, é o lago que canta!", explica a mulher no YouTube. "A gravação do celular transmite 50% do som real", acrescenta.
Conforme foi explicado pela própria russa, os sons, que são produzidos pela expansão e contração do gelo, têm força, potência e tonalidade diferentes dependendo da temperatura do ar. Esse fenômeno natural produz frequências de sons de graves a agudos.