No dia 12 de dezembro, Siala desembarcou em Moscou em visita oficial e se reuniu com seu homólogo russo, Sergei Lavrov, com quem discutiu a crise na Líbia e outros assuntos.
"Desempenharam um grande trabalho ao unir o nosso exército, são a favor de rever a Constituição e de chegar a um acordo político", declarou o chanceler.
De acordo com o político líbio, se as emendas forem introduzidas e se for formado um novo governo na Líbia, a Rússia o reconhecerá sem problema.
Os contatos dos militares da Rússia e da Líbia são destinados principalmente para iniciar um amplo diálogo sobre segurança e ajudar a estabilizar a situação no país, reforçou Korotchenko. Isso deveria beneficiar "não só a região, mas também o sul da Europa, levando em consideração o grande número de refugiados da Líbia que são transportados pelo mar Mediterrâneo para a Itália e outros países", acrescentou o especialista.
"A Rússia está disposta a manter contato com militares da Líbia para reforçar as forças patrióticas que estão dispostas a assumir a responsabilidade do futuro do país e garantir a ordem, estabilidade e segurança", concluiu Korotchenko.
O mesmo foi confirmado pelo ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov.
"Gostaríamos de ver uma Líbia unida e próspera, baseada em instituições governamentais sólidas e em um exército competente. É de interesse do povo líbio para estabilidade regional e criação de condições para o recomeço das relações de pleno direito da Líbia com todos os seus parceiros, incluindo a Federação da Rússia", disse Lavrov.
Ferrovia russa Líbia-Tunísia-Egito
Quanto ao interesse principal da Líbia com a Rússia, Siala lembrou que seu país gostaria muito de ver terminada a construção da ferrovia Sirte-Benghazi.
Uma filial da empresa estatal RZD (Ferrovias Russas) realizou obras de construção ferroviária, com um custo inicial de 2,2 bilhões de euros (R$ 8,6 bilhões), mas devido aos distúrbios na Líbia no início de 2011, as obras foram suspensas e os trabalhadores e especialistas envolvidos no projeto foram evacuados do país. Entretanto, o material de construção, incluindo veículos, ficou na Líbia.