Na semana passada, 3 militares russos efetuaram uma inspeção da base aérea da Noruega onde ficam os caças F-35. A inspeção é realizada em conformidade com o Acordo de Viena de 2011 que oferece aos países signatários a possibilidade de examinar os arsenais uns dos outros.
#Russia🇷🇺 conducted a #ViennaDocument evaluation visit in #Norway🇳🇴
— Jędrzej Tomczak (@JedrzejTomczak) 13 de dezembro de 2017
Three #Russian officers visited the #Ørland Air Force Base — new home of the #Norwegian #F35 fleet
👉https://t.co/9RdteFXFa6#TransparencyMatters pic.twitter.com/P8CrPooD4V
Os militares russos examinaram o material bélico da base, os funcionários, a organização da base e os projetos de construção em curso. Entre outras coisas, os militares russos viram o primeiro caça F-35s da Noruega que fica na base de Orland desde novembro.
"Oficiais russos tinham uma série de questões durante a verificação. Eles mostraram um grande interesse, como já era esperado, na nova aeronave de combate, mas também pelas outras capacidades do 132º esquadrão aéreo", comunicou ao jornal Aftenposten o tenente-coronel, Sven Svensson.
Jaggu er dette en jentedag. Her med sjef for Luftforsvaret, Tonje Skinnarland. #ørland #F35 #forsvaret ✈️ pic.twitter.com/bTqYXqg0RD
— Anniken Huitfeldt (@AHuitfeldt) 10 de novembro de 2017
A base aérea de Orland fica perto da cidade de Trondheim. A base possui 45 mil metros quadrados e a maior parte do seu território é fechado devido às obras de reconstrução em curso.
✨ ÅRETS JULESTJERNE: I dag fløy 2 F-35 og 12 F-16 for første gang i formasjon fra Bodø til Oslo. Her flyr de over Akershus festning. Foto: Torbjørn Kjosvold/Forsvaret https://t.co/iXJOxu6cA7 pic.twitter.com/GrwNaJFSWP
— Kampflyprogrammet (@Kampfly_no) 12 de dezembro de 2017
No total, 1,5 milhão de dólares foi destinado para a modernização da base Orland onde será estacionada a frota dos 52 F-35s. Mais 160 milhões de dólares foram gastos para a construção de prédios a prova de ruídos perto da base.