Não é a primeira "embarcação fantasma" que chegou ao litoral do Japão, o que mostra o fato das duras condições de vida no país coreano devido às sanções internacionais.
O navio de 10,7 metros de comprimento foi detectado na terça (12) em uma praia da cidade de Kashiwazaki (na província de Niigata), segundo confirmou ao CNN o porta-voz da polícia local.
Another presumed North Korean "ghost ship" has washed up on Japan's shores, with at least one dead body on board https://t.co/7h74RygIww pic.twitter.com/6HA4UdCj73
— CNN (@CNN) 13 de dezembro de 2017
Construído em madeira, a embarcação tinha números e caracteres coreanos escritos na dianteira. Um policial informou que um corpo masculino foi encontrado no barco, bem como uma placa com uma fotografia do fundador da Coreia do Norte Kim Il-sung.
Alguns analistas estimam que o reforço de sanções contra a Coreia do Norte forçam os pescadores que se afastem das águas territoriais norte-coreanas em busca de frutos do mar, muito populares no mercado local.
As fortes sanções impostas devido a testes nucleares incluem a proibição da venda de frutos do mar na Coreia do Norte para outros países, o que significa que os pescadores neste país tentam comercializar a sua captura no mercado negro.