Em janeiro passado, a SIG Sauer ganhou uma licitação e celebrou um contrato por 580 milhões de dólares para abastecer o exército estadunidense com seu modelo XM17 com calibre de 9 mm e sua versão reduzida, o XM18.
US Army to field new Sig Sauer XM17 modular handguns https://t.co/jeAjJu5wst pic.twitter.com/TCtZEc7F8u
— Global Defence Tech (@DefenceTech_Mag) 25 de julho de 2017
Desta maneira, as armas substituirão as M9 fabricadas pela empresa italiana Beretta, que os soldados estadunidenses têm utilizado por mais de 30 anos.
Estas pistolas possuem componentes fabricados com polímeros plásticos especiais utilizados nas armas de fogo. Seu desenho modular permite que se adaptem ao tamanho da mão e se desmontam sem necessidade de utilizar ferramentas adicionais, enquanto seu calibre se ajusta com facilidade para utilizar diferentes munições.
Soon to be in service, US military. I want one.
— PR Mathias (@Ginoza_Son) 26 de janeiro de 2017
Sig Sauer XM17#SigSauer pic.twitter.com/yHztIO0YUG
Durante os ensaios, elas demonstraram ter melhor precisão e menor dispersão, além de serem mais cômodas e disporem de uma resistência de gatilho quase nula, o que torna a arma mais fácil de usar e oferece um poder de fogo superior.
New US service pistol winner. What a beaut. SIG Sauer P320/XM17 pic.twitter.com/aPfdzWaGcq
— Danny Rushyo Moules (@Rushyo) 20 de janeiro de 2017
Em novembro, as autoridades militares dos EUA já distribuíram 2.000 unidades de XM17 e XM18 e nos próximos 10 anos os soldados de infantaria estadunidenses receberão 195.000 unidades do modelo XM17.
Ademais, a Força Aérea dos EUA vai adquirir outros 130 mil exemplares, enquanto a Marinha e o Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA comprarão 61 mil e 35 mil destas armas, respectivamente.