Instrutores dos EUA estão treinando novas formações militares na província síria de Al Hasakah para combater a Rússia, disse o primeiro vice-presidente do Comitê de Defesa e Segurança do Conselho da Federação Russa, Frants Klintsevich.
"Quase o mesmo que os Estados Unidos estavam fazendo na década de 1980 durante a guerra no Afeganistão, quando treinaram terroristas e os incitou contra a União Soviética. Parece que o tempo parou para os Estados Unidos. A Rússia de hoje, como a União Soviética 30 anos atrás, é considerada por eles como a principal rival geopolítica, em uma luta com quem todos os meios são aceitáveis", disse Klintsevich, citado pelo sua assessoria de imprensa.
"Mas ele [Trump] é realmente incapaz de mudar o sistema político dos EUA. Os treinamentos dos instrutores dos EUA estão em andamento", acrescentou Klintsevich.
A Rússia apoia o governo liderado pelo presidente Bashar Assad, enquanto os países ocidentais insistem na renúncia do político. Ao longo dos últimos anos, americanos e europeus forneceram apoio e armamento a diversos grupos de oposição na Síria.