A publicação foi acompanhada com a hashtag #FreePalestine em apoio ao povo palestino.
Os mapas publicados pela TeleSur apresentam três fases de expansão do Estado de Israel. A primeira seria equivalente à de 1946, dois anos antes do início da Guerra da Independência, que se mostra como a fase inicial de expansão.
Here are dozens of countries re-imagined if the state of Israel would have been founded there instead of historic Palestine. #FreePalestine pic.twitter.com/0KBBCdjHxB
— teleSUR English (@telesurenglish) 14 de dezembro de 2017
A segunda seria a de 1967, momento em que ocorreu a Guerra dos Seis Dias e que acabou com um aumento significativo do território controlado por Israel, quando as tropas israelenses estabeleceram o seu controle sobre a Cisjordânia e Jerusalém Oriental.
Na semana passada, o presidente norte-americano reconheceu Jerusalém como capital de Israel e anunciou a transferência da embaixada dos EUA de Tel Aviv a Jerusalém. A decisão de Donald Trump foi aplaudida em Israel e criticada fortemente em muitos países, principalmente no Oriente Médio. Toda a comunidade muçulmana está realizando protestos em várias partes do mundo, condenando a decisão de Trump.