Em 17 de dezembro, na Rússia se celebra o Dia da Força Estratégica de Mísseis que foi fundada 58 anos atrás. Estas forças são destinadas a conter uma potencial agressão nuclear.
De acordo com o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, os sistemas de mísseis estratégicos desenvolvidos na Rússia são únicos e não têm análogos no mundo. As principais armas da Força Estratégica de Mísseis incluem os mísseis balísticos intercontinentais de baseamento terrestre com ogivas nucleares móveis e baseadas em silos.
Deste modo, a Força Estratégica de Mísseis da Rússia faz parte da "tríade nuclear", que também inclui a aviação estratégica e as forças estratégicas navais.

Míssil balístico intercontinental SS-20 da Força Estratégica de Mísseis da Rússia.

Míssil balístico intercontinental RT-2PM Topol se dirige ao local do seu baseamento permanente na Região Militar Central.

Operadora de rádio da Unidade de Mísseis de Novossibirsk fala ao telefone em um posto de comando.

Míssil balístico intercontinental RS-24 Yars durante a 72ª Parada da Vitória na Praça Vermelha, em Moscou.

Soldados da divisão de defesa antiaérea de Novossibirsk durante treinamentos de luta contra grupos de diversão inimigos.

Museu da Força Estratégica de Mísseis russa baseada no território de um regimento de treinamento na cidade de Balabanovo, na região de Kaluga.

Participantes do concurso nacional profissional "Maquiagem debaixo de Camuflagem" entre as tropas femininas que decorreu no centro de treinamento da Força Estratégica de Mísseis da Rússia em Pereslavl-Zalessky.

Lançamento de míssil balístico intercontinental RS-18 no centro espacial de Baikonur.

Hoje em dia, existem apenas 3 países (Rússia, EUA e China) que possuem uma "tríade nuclear" completa.

Unidades da Força Estratégica de Mísseis da Rússia participam de uma parada militar na Praça Vermelha em 1 de maio de 1967.
