"O desenvolvimento das jazidas, mesmo se as receitas começarem surgindo apenas passados alguns anos, dá ao povo libanês a esperança de superar as dificuldades econômicas e a situação difícil que não se tem conseguido resolver durante anos", declarou à Sputnik Árabe o deputado Muhammed Qabbani.
De acordo com ele, a exploração das jazidas vai ser iniciada em 2 anos, depois levará mais 3 ou 4 anos para criar a infraestrutura necessária e só depois vai ser iniciada a extração. Mas tudo isso vai reforçar a economia do Líbano.
"No que se toca à Novatek, é importante que seja uma empresa russa, por que isso tem um significado político. A sua presença não vai permitir a Israel que aja agressivamente contra a exploração nas águas do Líbano. Acho que a cooperação entre estas 3 empresas vai ser bem-sucedida e vai trazer vantagens para os libaneses", concluiu o político libanês.
O bloco 4 fica em águas pouco profundas e é classificado como perspectivo em gás e no bloco 9 será mais viável buscar petróleo. Mas o problema com o bloco 9 é que ele fica em zona disputada entre o Líbano e Israel.