O embaixador norte-americano no Reino Unido, Woody Johnson, apresentou ao público a embaixada mais cara do mundo, cuja construção custou aos EUA um bilhão de dólares (mais de três bilhões de reais).
O novo edifício, equipado com os sistemas de segurança mais modernos, está situado no sul de Londres.
A inauguração oficial se realizará em fevereiro de 2018, quando o presidente norte-americano, Donald Trump, visitar o Reino Unido, informa o diário The Sun.
Segundo o embaixador, a nova sede diplomática simboliza a amizade entre Washington e Londres, bem como as relações bilaterais que nunca foram tão próximas como hoje em dia.
A embaixada norte-americana ficava desde 1960 na praça Grosvenor, no noroeste da parte central de Londres. Seria demasiado caro reparar e adaptar este edifício, por isso Washington decidiu construir um novo.
A embaixada, de design moderno, tem uma área de 48.000 m2, o que é duas vezes mais do que tinha a anterior, e tem 12 pisos, três dos quais são subterrâneos.
As obras, realizadas pela empresa norte-americana Kieran Timberlake, duraram quatro anos. O edifício antigo será vendido e transformado em um hotel.
A embaixada moderna é a mais cara alguma vez construída pelos EUA, o preço de construção supera o das embaixadas em Cabul e Bagdá.
Os custos de construção foram cobertos pela venda de outros ativos do governo dos EUA no Reino Unido.
A nova embaixada conta com seu próprio sistema de abastecimento de água e painéis solares, que foram uma rede de plástico que cobre a fachada e protegem o edifício do sobreaquecimento.
Dentro do recinto se encontram seis jardins que representam várias regiões do país. Crê-se que a fachada de vidro simboliza a transparência, abertura e igualdade.
Step inside the US’ new $1 billion embassy in London — the most expensive ever constructed https://t.co/aUnzJA0Yty pic.twitter.com/WXwBrhvwDe
— Business Insider (@businessinsider) 14 de dezembro de 2017
Visitem a nova embaixada dos EUA em Londres no valor de um bilhão de dólares – a mais cara de sempre