Irlanda
A neutralidade militar é uma das características deste país, que mantém este perfil internacional desde 1930. Portanto, se uma nova guerra mundial se desencadear, é provável que a Irlanda não participe dela.
Suíça
Desde o momento da assinatura do Tratado de Paris de 1815 que a Suíça tem uma história de neutralidade, não tendo participado de quaisquer conflitos.
As montanhas que a cercam surgem como um escudo natural contra qualquer intervenção externa, o que torna o país um lugar ideal para quem quer viver em paz.
Eslovênia
A neutralidade do país é algo que já foi demonstrado durante as duas guerras mundiais, por isso estima-se que caso haja um conflito semelhante, sua posição não irá mudar.
Fiji
Seu isolamento geográfico no Pacífico e sua tradição de não participar de conflitos globais fazem o país o lugar ideal para se refugiar em caso de guerra.
Dinamarca
Embora sendo integrante da OTAN e possa participar de um eventual conflito, existe uma região onde a paz é garantida: a remota e isolada Groenlândia.
Áustria
Este país ocupa um lugar privilegiado entre os 163 avaliados pelo Global Peace Index (Índice Global da Paz) 2017 e as suas classificações também permanecem elevadas em avaliações sociais e de segurança.
Portugal
Nova Zelândia
A sua capacidade de produzir energia hidrelétrica e os seus campos férteis tornam o país autossuficiente. A Nova Zelândia fica longe dos maiores centros de poder e é um lugar seguro se houver uma conflagração global.
Canadá
A possibilidade de o país vir a participar de quaisquer conflitos é muito baixa, por isso o Canadá é considerado como um dos lugares seguros para os refugiados no caso de um conflito militar.
Islândia
De acordo com os itens avaliados pelo Global Peace Index 2017 a Islândia é vista como o país mais pacífico do mundo, uma qualidade que é favorecida por seu isolamento geográfico.