Assembleia Geral da ONU rejeita o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel

© AFP 2023 / Thomas CoexCidade Velha de Jerusalém
Cidade Velha de Jerusalém - Sputnik Brasil
Nos siga no
A Assembleia Geral da ONU aprovou, com 128 votos a favor, 9 contra e 35 abstenções, a resolução que rejeita a decisão dos EUA de reconhecer Jerusalém como a capital de Israel.

A decisão, votada nesta quinta-feira durante uma sessão extraordinária do órgão, reitera que qualquer decisão sobre Jerusalém não tem efeito e deve ser revogada.

A resolução também condena as medidas adotadas pelo presidente norte-americano, Donald Trump, de transferir a embaixada dos EUA de Tel Aviv para Jerusalém. No entanto, a posição das Nações Unidas não deve afetar os planos de Washington, como já adiantou a representante permanente dos Estados Unidos na ONU, Nikki Haley.

​"Quando realizamos contribuições generosas para a ONU também temos expectativas legítimas de que a nossa boa vontade será reconhecida e respeitada", disse Haley. A diplomata acrescentou que os EUA "se lembrarão dessa votação", e que ela afetará a percepção que os americanos têm da ONU.

No início da semana, Haley já tinha dito que os países contrários aos EUA serão "anotados". Já o presidente Trump ameaçou suspender todo e qualquer apoio financeiro dos países que votarem a favor da resolução que critica a decisão de Washington.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала