A ilha de Bornholm, um popular destino turístico conhecido entre os dinamarqueses como a "Ilha do Sol", é o lar de cerca de 300 pedras com pitorescas gravuras, algumas das quais são da Idade da Pedra e tem mais de 5.000 anos de idade, informa o jornal Copenhagen Post.
No entanto, arqueólogos tiveram outra razão para nomear a coleção de pedras descobertas nos últimos anos como "pedras do Sol": linhas nas esculturas lembram raios solares. Ao contrário, outros são quadrados e adornados com linhas e teia de aranha.
In the ancient temple of Vasagård in the southern #Bornholm (#Denmark) discovered numerous small rocks. Surfaces of many rocks some 5 thousand years ago were covered with intricate networks of lines. https://t.co/C10sQDSXBL pic.twitter.com/ktjqrz6kFK
— Wondermondo (@Wondermondo) 20 de dezembro de 2017
Atualmente, pesquisadores de várias instituições da Dinamarca e da Suécia não podem definir exatamente o propósito e significado das pinturas rupestres.
"Esta é uma grande questão", disse um emérito professor de arqueologia na Universidade de Lund Lars Larsson ao portal de notícias Videnskab que foi o primeiro a relatar a descoberta.
"Sabemos sobre pedras do Sol há um tempo, mas o campo de pedras é algo inteiramente novo", destacou Finn Ole Sonne Nielsen, principal arqueólogo do Museu Bornholm.
Acredita-se que Vasagard tenha sido o local de um antigo templo do Sol, como a sua localização corresponde à direção dos raios solares durante os solstícios e equinócios.
Fill in the blank: The site of #Vasagård is located on the Southern side of the island of #Bornholm in _____. 🇩🇰
— IFR (@IFRArchaeology) 7 de dezembro de 2017
Find out more 👉 https://t.co/KTgFkLYm9X pic.twitter.com/jrOHwAoQp6
Uma das ideias é que as pedras poderiam ter sido usadas para uma variedade de fins ritualísticos, tais como servir de amuletos, oferendas do templo ou amuletos de boa sorte. Como alternativa, as teias podem representar simbolicamente a transição entre a vida e a morte.
"Pode ser também uma forma de contar", disse Rune Iversen, professor associado da Universidade de Copenhagen.
A primeira pedra foi encontrada em 1995, em Rispebjerg, mais uma localidade cultural a cerca de 8 km a leste de Vasagard.
Bornholm é a Dinamarca mais oriental do território situado ao sul da Suécia, e tem uma população de 40.000 habitantes. Entre os Dinamarqueses, ela é conhecida como "ilha do Sol" ou "ilha Rochosa".
#Bornholm is Denmark's Baltic gem, and it's a great suggestion if you're looking for an #islandgetaway 🏝 🌄
— VisitDenmark (@GoVisitDenmark) 11 de dezembro de 2017
📷 jeanrytter/IG #denmark #visitdenmark #island #travel #holiday #travelinspiration #rocks #sunset #exotic pic.twitter.com/If0oIditp8