"Felicitamos o presidente Juan Orlando Hernández por sua vitória nas eleições presidenciais de 26 de novembro, conforme declarado pelo Tribunal Supremo Eleitoral de Honduras (TSE)", afirmou o Departamento de Estado em comunicado.
Durante a apuração dos votos, o oposicionista Salvador Nasralla liderava a contagem parcial com uma larga vantagem, mas houve uma interrupção não explicada de mais de um dia nas atividades. Quando o trabalho de apuração foi retomado, Hernández estava na liderança e ficou nesta posição até o fim.
"Os resultados apertados, as irregularidades identificadas pela OEA e as missões de observação eleitoral da UE e as fortes reações dos hondurenhos em todo o espectro político sublinham a necessidade de um diálogo nacional robusto", disse Nauert.
Nesta semana, o candidato derrotado, Nasralla, viajou para Washington em busca de apoio. Um grupo de 20 congressistas Democratas pediu ao secretário de Estado, Rex Tillerson, que os Estados Unidos apoiem a realização de novas eleições em Honduras e denunciou a violência.